sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Como escolher seu Longboard?













Aqui vão algumas dicas pra você escolher o seu long de acordo com a modalidade que você prefere!
Longboard Downhill Slide
Antes de comprar seu primeiro longboard, você deve ter em mente que tipo de rolê vai querer fazer.
Longboard para downhill slide é diferente de um long para downhill speed, que é diferente de um longboard para andar em pista e por aí vai. Se você não sabe a diferença entre as modalidades de longboard, nós explicamos:
Downhill slide é a modalidade do skate e longboard onde o skatista ou longboarder desde ladeiras realizando diversos tipos de manobras. Essa é a modalidade que tem mais adeptos!
Essas manobras podem ser executadas em pé, com apoio das mãos no chão (usando luvas especiais) e até mesmo com os joelhos (com uso de joelheiras).
O downhill slide é chamado por alguns de freeride.















Longboard Downhill Speed
Speed é a modalidade do longboard onde a velocidade é o objetivo único. Nas competições de longboard speed os atletas podem alcançar velocidades que superam os 100 kilometros por hora. Para praticar essa modalidade você precisará de um longboard muito específico e equipamentos de segurança como macacão de couro, luvas e capacete especial para proporcionar maior aerodinâmica.










Longboard Street
Assim como no skate, o longboard street é praticado em pistas (cobertas ou não) com os mesmos obstáculos usados no skate street. Também é possível andar de longboard em bowl, banks e snakes. Não é muito comum ver alguém praticando longboard street, mas eu já conheci algumas pessoas que adoravam.

Longboard FreerideUm pouco de tudo misturado. Rolê com manobras. Pode  se dizer que seria o street do skate no longboard.












Longboard Slalom
É quando você desce a ladeira fazendo zigue-zague, desviando de uns cones. Modalidade bem técnica.

Longboard Concave – Saiba um pouco mais

Como sempre dizemos aqui, não somos os donos da verdade e caso haja algum erro ou alguém queira complementar ou debater nossas colocações fiquem a vontade para dialogar conosco. Espero que este post esteja claro e ajude vocês a entenderem um pouco mais sobre estas três formas.  

Hoje a maioria das marcas trabalha com 3 tipos de concave nos decks de longboard: Camber, Rocker e W.
Camber: Normalmente visto em decks flexíveis, aqueles feitos de Bambu. O formato camber juntamente com a construção em bambu ajuda a absorver as vibrações tornando o passeio mais macio e confortável. A tendência do deck em formato camber é ser mais leve e não apropriado para altas velocidades. Outra utilidade é proporcionar a técnica de pumping para atingir e manter velocidade sem dar muitas remadas.

Rocker: É exatamente o oposto, não é associado aos decks flex, proporciona uma sensação de segurança com pés travados sobre o deck, certamente é este tipo de sensação que alguns riders preferem. Recomendado também para o freeride em ladeiras mais velozes, pois proporciona maior controle e slides com mais segurança.

W Concave: É uma elevação na parte central do deck. O W funciona bem para velocidade e slides, pois, trava e acomoda bem os pés para melhorar estas praticas. Alguns riders, isto me inclui, acham o W concave desconfortável, mas é tudo uma questão de preferência extremamente pessoal. Para os de primeira viagem sugiro testar um W concave antes de comprá-lo.
Pessoalmente também não indico o W para o dancing ou freestyle, a aterrissagem sobre o deck tem maior probabilidade de causar torções e quedas por perda de equilíbrio.


DIVIRTA-SE













Um comentário: